Os games são também conhecidos como jogos eletrônicos, jogos digitais e videogames. Todos os termos são utilizados pelos jogadores online, ou gamers, ao jogarem por meio de instrumentos como controles, joysticks, teclados, monitores, entre outros.
Para interagir com os jogos online, os gamers se utilizam de sistemas e tecnologias eletrônicas que podem ser plataformas de diversas formas, como os computadores, os notebooks, celulares, consoles ou arcades. Por esse meio, é possível jogar de forma individual ou vários jogadores conseguem se conectar de diversos lugares ao mesmo tempo.
Na década de 90 surgiram os primeiros jogos online, que eram possibilitados por conexões via telefone e um sistema por meio de computadores. Antigamente não existiam conexões tão ágeis como atualmente, mas com a chegada da banda larga a velocidade ficou alta e os servidores evoluíram. Dessa forma, foram surgindo as diversas comunidades dos games.
Hoje os games podem ser encontrados das mais diversas formas, tanto de forma gratuita quanto as versões mais sofisticadas e pagas. Em razão do crescimento desse mercado, foram criados diversos gêneros e tipos de games, como os jogos de luta, os jogos de tiro, open world, simuladores da vida real, estratégia em tempo real, esportes, batalhas online, exploração com sobrevivência, entre outros.
Os jogos de cartas também estão cada vez mais atualizados e fazem parte do rol de games procurados. Esse universo ainda conta com uma variedade de tipos de jogadores, existem os gamers casuais, os harcore gamers, os gamers retrô e o gamer importador.
A prática de jogar games faz com que as pessoas adquiram habilidades, como o aumento na capacidade de concentração, mentalidade com foco na evolução, resolução de problemas, criatividade e maior facilidade de trabalho em equipe.
Seguem temas para o seu TCC sobre Games:
- Da fantasia à realidade;
- Campanhas publicitárias de games;
- Aspectos culturais dos games;
- A lógica na descoberta dos jogos digitais;
- Design de interação nos games;
- Comunicação ser humano e máquina;
- Operação tradutora;
- Inteligência artificial nos games;
- Gestão de risco em projetos de software;
- Jogos sérios e lógica fuzzy;
- Ficção narrativa nos games;
- Mercado audiovisual;
- Jogos de empresa;
- Cultura do game;
- Comunicação e entretenimento;
- Jornalismo crítico de games;
- Gameficação na educação;
- Comunicação da criança com ênfase em games;
- Desenhos animados;
- Evolução narrativa e audiovisual do videogame;
- Serious games;
- Avaliação e treinamento cognitivo;
- Games científicos;
- Princípios de design didático;
- Games 3D;
- Mudança no design dos games;
- Estado da arte;
- Teses e dissertações sobre games;
- Games pedagógicos;
- RPGs;
- Tradução e videogames;
- Uso problemático de games entre adolescentes;
- Robótica com jogos sérios;
- Modelo temático para games 3D;
- Trilhas sonoras em tempo real;
- Jogos digitais;
- Mecânica de economia de jogos;
- Redes sociais de jogos;
- Era dos games;
- Sociedade das escolhas;
- Protocolos de segurança;
- Curadoria de jogos digitais;
- Jogos de escola;
- Tabuleiro dos jogos;
- Inserção de jogadores virtuais;
- Jogos de regra;
- Processos de aprendizagem;
- Jogos digitais e psicologia;
- Computação afetiva;
- Metaverso e os games;
- Blockchain games;
- Crypto games;
- Programação e jogos;
- Jogos multiplataformas;
- E-sports;
- Games com realidade virtual;
- Jogos evolucionários.
Trabalhos, teses e artigos sobre games
- https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/171591/TCC_Paula_Bristot.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/251/1/TCC%20-%20Rafael%20de%20Souza%20Mendon%C3%A7a.pdf
- https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20920/1/JogosDigitaisExperiencia.pdf
- https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/767/1/TCC%20I%20-%20Corrigido%20-%20Renan%20Neves.pdf
- https://repositorio.alfaunipac.com.br/publicacoes/33e75ff09dd601bbe69f351039152189.pdf
- https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/1537/TCC%20Bruno%20Lorandi%20Pagno.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20002/1/TCC%20Jogos.pdf
- https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/68773/KLEBER%20KIYOMASSA%20SHIMABUCURO.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/08/o-mercado-de-jogos-eletronicos-e-seus-impactos-na-sociedade.pdf
- https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/121584/000797645.pdf?sequence=1
- https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/6262/2/Monografia%20Keiffer%20Becker.pdf
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