As redes sociais são compostas por sites e aplicativos, que atuam em diversos níveis e de diversas formas no ambiente online. Tratam de espaços e ambientes virtuais em que pessoas e grupos, de todos os lugares do mundo, se relacionam através do compartilhamento de conteúdo e envio de mensagens.
Podemos arriscar afirmar que, as redes sociais são estruturas formadas na internet, por pessoas e organizações que conseguem se conectar com base em interesses e valores em comum.
Muitas pessoas tendem a confundir as mídias sociais com as redes sociais, mas tratam de coisas distintas. Enquanto que a rede social tem o propósito de conectar pessoas, com a criação de perfis pessoais pelos usuários, a mídia social é mais abrangente, pois engloba diversas mídias, como por exemplo, os vídeos, blogs e as mencionadas redes sociais.
Quando falamos de rede social, vem à mente imediatamente os sites mais conhecidos atualmente, como o Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram e LinkedIn, mas há estudos de que a partir da década de 90 já surgiram algumas redes sociais junto com a disponibilidade da internet. No início do milênio, temos os famosos Orkut, Friendster, MySpace e hi5.
É possível classificar as redes sociais de diversas formas, existem as redes de relacionamento, de entretenimento, categoria profissional e de nicho. Atualmente, milhões de pessoas possuem um ou mais perfis nas redes sociais, por isso a relevância desse tema.
Para o aluno que for desbravar os temas relacionados à internet, fica a dica de sempre conferir a procedência das informações e utilizar sites confiáveis, se possível os que são mais conhecidos, para incluir as informações no seu trabalho de conclusão de curso.
Seguem 50 temas para o TCC sobre Redes Sociais:
- Método de monitoramento de redes sociais;
- Redes complexas e ações para compartilhamento de conhecimento;
- Métricas de análise de redes sociais;
- Redes sociais como ferramenta de marketing para negócios locais;
- Vendas nas redes sociais;
- Influenciadores e a saúde mental;
- A busca estética nas redes sociais;
- Os filtros do instagram e seu perigos;
- Dinamismos tecno-sociais;
- A utilização de sites de redes sociais por governos locais na América Latina;
- Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias;
- Ética nas redes sociais;
- Analise visual de redes sociais;
- Gestão de marcas por meio das redes sociais;
- Redes sociais em projetos de recuperação de áreas degradadas;
- Influenciadores em redes sociais digitais;
- O papel do capital social e das redes sociais na agricultura urbana;
- Memes na internet;
- Padrões comportamentais a partir de aplicativos para redes sociais;
- Redes sociais e conhecimento químico;
- Os likes como expressão da afetividade em rede no instagram;
- A utilização das redes sociais digitais no processo de ensino-aprendizagem;
- O uso das redes sociais no ensino de filosofia;
- Filosofia na Cibercultura;
- Informação dos usuários de redes sociais na internet;
- Representações sociais sobre privacidade entre usuários de redes sociais;
- Facebook e Twitter e suas influências nos movimentos sociais;
- Redes sociais significativas de idosos;
- Redes sociais e cuidados com saúde;
- Configurações do racismo nas redes sociais;
- Predição de relacionamentos em redes sociais;
- Comunicação política nas redes sociais;
- A fotografia e as redes sociais digitais;
- O direito à imagem nas redes sociais;
- As redes sociais no bairro;
- A estrutura complexa das redes sociais;
- Redes sociais e micropolíticas da juventude;
- Acessibilidade web em redes sociais;
- Busca eficiente em redes sociais;
- Aprendizagem de astronomia em redes sociais;
- Redes sociais temáticas inclusivas;
- Percepção de privacidade em redes sociais;
- Redes sociais científicas para ampliação de redes de colaboração;
- Redes sociais para certificação em redes veiculares;
- Ecossistemas de aprendizagens em sites de redes sociais;
- O impacto das redes sociais na profissão docente;
- A influência de redes sociais na cultura de segurança;
- O paradoxo do controle nas redes sociais online;
- Redes sociais no contexto de mudança organizacional;
- Identidades bulímica e anoréxica nas redes sociais;
- Tecendo Redes Sociais;
- Redes sociais e intersetorialidade na gestão da saúde;
- Emergência de sistemas em redes sociais na internet;
- Redes sociais online como fontes de informação;
- Identificação e propagação de temas em redes sociais.
Artigos e TCCs sobre Redes Sociais
- https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/1828/2/20722628.pdf
- https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37558/000822375.pdf
- https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/30311/1/2012_tcc_hcbarroso.pdf
- https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/wp-content/uploads/2016/09/LEANDRO_TCC_VERS-1.pdf
- http://www.ccsa.ufpb.br/biblio/contents/tcc/tcc-2011/contribuicao-das-redes-sociais-na-disseminacao-da-informac.pdf
- https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/6673/TCC%20Pedro%20Adair%20Boeira%20Costa%20J%C3%BAnior.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/669/1/Monografia%20Rayssa.pdf
- https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0711220293.pdf
- https://bdm.unb.br/bitstream/10483/7325/1/2013_LaisaCaldasBrito.pdf
- https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/42641/R%20-%20E%20-%20GUSTAVO%20FELICIANO%20DE%20DEUS.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Temas Relacionados
- Ideias de Temas para TCC sobre Empreendedorismo Feminino
- Ideias de Temas para TCC sobre Neuromarketing
- Temas para TCC sobre Publicidade e Propaganda: + de 50 exemplos e ideias
- Temas para TCC sobre Marketing Digital: ideias, modelos e exemplos